Os sites, em vez de saturados com imagens, pretendem-se cada vez mais simples. O segredo é recorrer a ilustrações simples e claras, para não cansar o visitante. As Ilustrações combinadas com textos em negrito são menos cansativas e mais eficazes.

Os menus são um dos elementos mais polémicos nos websites modernos. A era dos menus «hamburger» parece ter ficado para trás, porque muitos dos visitantes não conseguiam encontrar as opções que pretendiam.  O posicionamento e localização dos menus é, atualmente, um dos maiores desafios dos web designers. Menus em carrossel e layouts em banda são algumas das soluções mais utilizadas, mas cada caso é um caso.

É importante lembrar que, independentemente da área de atividade ou negócio que se pretende lançar, a originalidade é o maior trunfo de qualquer site. Um “sitemap” é também indispensável em qualquer site moderno, seja por causa do SEO, seja como auxílio à navegabilidade.
É importante que os visitantes encontrem o que procuram com o menor número de cliques possível, portanto, o papel do “sitemap” é essencial hoje em dia.

Scroll: nada de exageros

O “scroll”, ou rolagem, é outro elemento controverso. Há quem defenda a existência de grandes «lençóis». Há quem defenda que a rolagem torna o texto mais difícil de navegar. Uma página demasiado longa, pode fazer com que os visitantes se percam sem encontrar a informação que procuram. Idealmente deve-se combinar as duas soluções: um “scroll” médio combinado com um menu de navegabilidade intuitiva.

O conteúdo é a chave de sucesso

O elemento mágico para ser o “Fora de Série” dos conteúdos é concentrar-se na relevância e evitar conteúdos fúteis e desnecessários. Se não tiver experiência ou talento para escrever, contacte-nos.

Aposte em textos e conteúdos bem escritos, atuais, sem gralhas e erros ortográficos. Bons conteúdos, curtos e concisos, transmitem confiança. A imagem que a sua empresa (e o seu web site) é para passar a de profissionalismo, correto?